DAS REUNIÕES CIENTÍFICAS
As reuniões científicas são atividades educacionais periódicas (semanais ou mensais) realizadas em formato de encontroscom os profissionais de saúde. O principal objetivo é mantê-los atualizados sobre informações clínicas, pesquisas, inovações e produção científica nas diversas áreas, mas que sobretudo impactam na área de atuação que é a podologia.
Os eventos técnicos e científicos são importantes para continuar o amadurecimento e debate de diversos assuntos da ciência, como também para melhorar inovações tecnológicas.
Isso porque a pesquisa realizada apenas dentro das salas de aula ou em um laboratório, sem discussões com pessoas que não vivenciaram o momento de construção de um estudo, não está completamente concluída justamente por não passar pela avaliação de seus pares como ocorrem nos debates de eventos e revistas científicas.
Muitos desses eventos científicos também permitem que os debates continuem por meio da leitura de anais, que têm se popularizado mais com a publicação online, permitindo que mesmo pessoas ausentes tenham uma compreensão geral sobre os trabalhos apresentados em alguns desses encontros.
Os congressos podem ter portes regionais, nacionais e até mesmo internacionais. Normalmente eles têm a duração de apenas alguns dias, que costumam comportar diferentes conferências, mesas-redondas, simpósios, comissões de debate, sessões de apresentação dos trabalhos nas comunicações orais ou em pôsteres e até mesmo, minicursos ou confraternizações como coquetéis e jantares, entre tantas outras atividades.
É comum os congressos serem organizados por entidades ou sociedades consolidadas sobre um tema "guarda-chuva", que abrange diversos eixos temáticos complementares. Os congressos podem ser eventos com caráter mais técnico ou científico.
Dentre os objetivos e finalidades das reuniões cientificas da SBP, segue a resolução desse departamento segundo o estatuto:
Artigo. 49. A Sociedade Brasileira de Podologia fará realizar, a cada 02 (dois) anos, uma reunião científica que se denominará Congresso da Sociedade Brasileira de Podólogos, cujo local e Presidente serão definidos aproximadamente 02 (dois) anos antes de sua realização, por indicação ou aclamação, em Assembleia Geral dos Associados,
Artigo. 50. À Diretoria Nacional da SBP caberá, em conformidade com o art. 15, VII do presente, a regulamentação dos critérios de elegibilidade das Presidências e Sedes, forma de organização, realização, administração econômica e contábil de seus Congressos e Reuniões Científicas Nacionais.