HISTÓRIA
História
A Sociedade Brasileira de Podólogos foi fundada em 21 de maio de 2021, sob os olhares das principais lideranças e autoridades cientificas da área, no qual fundamentou-se o grande desejo de ver com seriedade uma sociedade que represente de fato a Podologia, e que agregue e permita a comunicação simétrica ou seja de relacionamento com os seus representados. A mesa fundadora foi constituída por 22 membros, no qual assinaram, tornando-os membros fundadores da Sociedade Brasileira de Podólogos.
A ideia de organizar essa instituição surgiu a partir dos muitos contatos com profissionais de vários estados, por meio do movimento ética na Podologia. E com esse estreitamento de laços percebeu-se a necessidade de uma representatividade da classe mais abrangente e que partisse dos próprios interessados.
Com a ajuda do Movimento Ética na podologia houve uma atuação no campo da informação, e da educação quanto ao processo legislativo político e com isso houve um trabalho intenso por meio de grupos que até então não tinham se formalizado como associações em seus estados. Surgindo a partir daí uma força motriz de motivação e reconhecimento, de que juntos e com informação consegue se fazer muito.
Mesmo antes de sua fundação, a SBP que teve seu cerne no movimento ética na podologia, tem um quadro de atuação bem considerável, foram muitas lives, reuniões, contatos com lideranças, professores de vários estados do Brasil, e com instituições educacionais e profissionalizantes da área de podologia, políticos, assessores parlamentares, profissionais de outras áreas. Esse trabalho de levar informação, e a didática de atuação do profissional de podologia, foi um divisor de aguas para o fortalecimento da vontade de querer uma sociedade de classe representativa mais dominante, cientifica e atuante.